BWelcome

Desvinculação, o novo Offboarding

O processo de Offboarding consiste no procedimento realizado aquando da cessação do contrato do colaborador. Este processo impactua no Employer Branding da organização e na Retenção do Talento. Assim sendo, o objetivo deste processo é que os Recursos Humanos proporcionem ao colaborador uma experiência positiva na organização.

Melhores Práticas:

  1. Comunicação

Este passo consiste em comunicar à chefia ou ao colaborador a intenção e razão de uma das parte cessar o contrato, dando assim início ao processo de Offboarding

  1. Transferência de Conhecimento

No Offboarding é importante que o colaborador partilhe as suas práticas acerca da função ao seu sucessor ou à sua chefia, documentando e detalhando o processo, facilitando assim integração do  próximo colaborador.

  1. Entrevista de Saída

A entrevista de saída serve para entender o motivo que levou o colaborador a tomar esta opção, obter feedback acerca da experiência do colaborador na organização e da função com perspetiva de potenciais melhorias e manter uma boa relação no futuro.

  1. Recolher os instrumentos utilizados

A sua chefia deve recolher o material utilizado e fornecido pela organização no decorrer das suas funções.

  1. Reconhecimento

De forma a aumentar a probabilidade do colaborador ter um relacionamento favorável no futuro com a organização (talvez como futuro cliente, fornecedor ou outro tipo de stakeholder) e também manter a restante equipa motivada recomenda-se a elaboração de uma Carta de Referência apreciando a sua contribuição para com a organização e oferecendo uma lembrança da sua permanência.

  1. Pagamento

Proceda ao pagamento da compensação no momento da saída do colaborador e não após a mesma de forma a que este se sinta legalmente compensado.

EXTRA POINTS: Mantenha contacto futuro com o colaborador criando um grupo alumni.
No caso de trabalho temporário opte por um questionário de cessação.